COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA PONTA GROSSA | FONE: (42) 3228-3400 COOPERADO | COLABORADOR
PÁGINA PRINCIPAL > NOTÍCIAS
Notícias
28 JUN Voltar
COOPAGRÍCOLA: Cooperativa forma primeira turma de Conselheiros Cooperativos

Na noite do dia 15 de junho, em Ponta Grossa (PR), 36 dirigentes e cooperados receberam o diploma de conclusão da primeira turma do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos da cooperativa local, Coopagrícola. Este programa é uma iniciativa do Sistema Ocepar, através do Sescoop/PR e conta com apoio da Escola de Negócios Isae. O evento aconteceu nas dependências do hotel Bourbon, em Ponta Grossa e contou a presença do presidente Gabriel Nadal, do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, da representante do Isae, professora Denise Margareth Oldenburg Basgal, do coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho e familiares dos alunos. Dos 36 participantes do curso, dois deles eram da cooperativa Unicastro, um deles o próprio presidente, Márcio Mitsuru Yamazaki.

Gestão - O Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos foi criado no ano de 2012, que visa buscar maior profissionalização dos cooperados que participam da gestão das cooperativas. Mais de 2,2 mil lideranças já participaram no Paraná desta capacitação. Segundo Leonardo Boesche, esta iniciativa pioneira do Paraná, tem por base principal, preparar melhor os dirigentes e cooperados que atuam nos conselhos das cooperativas. “Hoje, o mundo dos negócios está muito rápido e os cooperados precisam entender melhor não só sobre o funcionamento da cooperativa, mas também saber de gestão. Neste curso eles aprendem a dominar e entender de cooperativismo, de gestão de empresas e também de pessoas”, afirma o superintendente.

Além da expectativa - Para a professora Denise Basgal do Isae, “passamos conhecimentos suficientes para que os cooperados saibam a diferença em ser associado e participar da administração de forma direta. Essa capacitação já tem rendido bons frutos com o despertar de novas lideranças e consolidação daquelas que já atuam nas cooperativas. Todas as disciplinas foram divididas com imediata aplicação e com certeza será de grande valia para todo o quadro social”, frisa. Na opinião do produtor rural e cooperado, Fabiano Carneiro Pinheiro Machado, “foi uma oportunidade para atualizamos nossos conhecimentos em cooperativismo e administração. Confesso que superou muito minhas expectativas em relação aos conteúdos diferenciados. Temas que conseguimos colocar em pratica não só como conselheiro na cooperativa, mas na gestão da propriedade”. Outro ponto destacado por ele é que, “ com este curso foi possível reativar o comitê consultivo de produtores que terá a missão de propor ideias e projetos para que a cooperativa se desenvolva ainda mais”, disse.

Conhecimentos - Já o presidente da Coopagrícola, Gabriel Nadal que fez questão de participar desta capacitação, afirmou que o programa surgiu da necessidade da cooperativa organizar suas lideranças, despertando no cooperado o interesse em participar mais ativamente, junto com os conselhos de administração e fiscal ou ainda de capacitar os mesmos para que possam adquirir conhecimentos específicos na gestão. “O resultado superou as expectativas, pois conseguimos reunir numa turma, cooperados e também filhos de cooperados com diversas formações, sejam: engenharia agronômica, civil e mecânica, administração, contabilidade, comércio exterior, farmácia, direito, medicina, odontologia, comunicação, e etc., os quais puderam contribuir com a troca de experiências adquiridas em suas áreas, durante a realização das atividades. Porém a turma não se tornou heterogênea por este motivo, muito pelo contrário, ela se tornou homogênea devido ao objetivo comum que uniu todas essas pessoas, a Coopagrícola, e o seu profundo interesse em contribuir com a mesma”, frisou.

Unicastro - Gabriel Nadal afirmou que fez questão de participar como aluno, “pois independente de qualquer coisa, estamos em constante aprendizado e posso afirmar que hoje me sinto melhor preparado para desenvolver minhas funções de presidente da cooperativa. Cada módulo do curso foi muito bem aproveitado, pelo altíssimo nível do conteúdo e principalmente pelos excelentes profissionais do Isae. Nossos professores além do conhecimento específico em cada disciplina, puderam nos passar suas experiências de vida e conseguiram despertar em nós o sentimento de pertencimento à nossa cooperativa e o entusiasmo para fazermos a diferença e colocar na prática as ferramentas de gestão. Uma grata surpresa foi também a participação dos membros da cooperativa Unicastro, que prontamente aceitaram o convite e participaram ativamente de todo decorrer do curso, demonstrando que a Intercooperação é possível sim, basta ter boa vontade de ambos os lados”, disse Nadal.

Acesse ao vídeo da formatura aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1OsgeIIjhpQ