COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA PONTA GROSSA | FONE: (42) 3228-3400 COOPERADO | COLABORADOR
INSTITUCIONAL > NOSSA HISTÓRIA
A cooperação torna o mundo melhor e, há meio século, ajuda a escrever diariamente
muitas histórias de crescimento na região dos Campos Gerais
Em 1962 quando começa nossa história,o Brasil consagrava o jogador Garrincha como ídolo na Copa do Mundo do Chile e conquistava seu segundo grande título no futebol. A televisão em cores ainda nem havia chegado aos lares brasileiros, Brasília tinha recém se tornado nossa capital federal e o cultivo da soja, hoje tão expressivo, ainda era incipiente no território nacional.

Foi neste cenário, na cidade paranaense de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, tradicionalmente uma região de hegemonia das invernadas, que surgiu a Coopagricola.

Incentivados pelos impulsos econômicos advindos das lavouras de café, os pecuaristas decidiram, com sucesso, iniciar as plantações de arroz.E com a nova prática, vieram também novas necessidades.

Assim, no dia 26 de abril de 1962, um grupo de 40 produtores de arroz, todos de Ponta Grossa, fundaram a Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa, a Coopagricola, com o objetivo de unir forças para suportar as adversidades a que eram submetidos em função da falta de estrutura para o cultivo na região e, também, na busca de mais desenvolvimento para a agricultura por meio de uma economia solidária.

E a gente segue em frente

A Coopagricola é por excelência uma prestadora de serviços aos seus associados, e neste contexto está buscando oferecer tecnologia de ponta em relação ao plantio das culturas de grãos,boas condições de recebimento e custos baixos de insumos, como sementes, fertilizantes e defensivos, e armazenamento de grãos, ou seja, não é objetivo “lucrar”, mas, sim, “equilibrar” receitas, custos e despesas, de forma a viabilizar as suas atividades.

Para tanto, a integração e a fidelização são primordiais, pois quanto maior o número de associados operando com a cooperativa, maiores serão as condições de buscar o equilíbrio desejado, e assim poder repassar a todos os melhores resultados, pois esta é a filosofia cooperativista.

No decorrer da história, verificamos que os ideais cooperativistas que estavam impregnados na mente de seus fundadores perpetuaram de geração em geração, permanecendo presentes até os dias de hoje, e isto sem dúvida foi a grande razão pela qual ela suportou os percalços enfrentados no decorrer de sua trajetória.

Vislumbramos um futuro na continuidade desses ideais, com a educação cooperativista sempre em destaque e com um quadro de cooperados totalmente comprometido com a cooperativa. O nosso dever agora é buscar os melhores resultados aos cooperados, por meio da verticalização da produção com a intercooperação, participando, assim, de um mercado mais lucrativo.

Nossa Missão “Apoiar os associados para viabilizar suas atividades, colaborando para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.”